Ameg realiza a III Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

26/10/2011 - 09:30

A Ameg, (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realiza amanhã, quinta-feira dia 27, em parceria com a Prefeitura de Passos, a III Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Microrregião do Médio Rio Grande. O tema a ser debatido será “mobilizando, implementando, e monitorando a política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios”.

O evento terá início as oito horas da manhã com credenciamento em seguida a abertura que contará com o prefeito de Passos e presidente da conferência, José Hernani da Silveira, com o presidente da Ameg e prefeito de Delfinópolis José Geraldo Franco Martins (Zezé Martins) e o secretário de Assistência Social passense, Auro Maia.

Na sequência será colocado em votação o estatuto da conferência, uma apresentação cultural da oficina de teatro do Grupo de Convivência de Crianças e Adolescentes do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Passos. A primeira palestra terá o tema “política de atendimento à criança e ao adolescente: perspectivas e desafios e será ministrada pela secretária executiva da Frente Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de Minas Gerais Maria Alice da Silva.

Ao término da palestra serão abertas mesas de discussões que serão presididas pelo Juiz de Direito da Vara de Famílias e Sucessões da Comarca de Passos Ricardo Bastos Machado, pelo Promotor de Justiça da 5ª Promotoria da Comarca de Passos Éder da Silva Capute, pela psicóloga judicial do TJMG comarca de Passos Cleire Tereza Calixto Teixeira de Azevedo, pela assistente social judicial do TJMG Maria Juliana Andrade Almeida e pela presidente do Centro de Aprendizagem Pró Menor de Passos Marisa Salgado Lauria.

Após o almoço acontece mais uma apresentação cultural que será da oficina de capoeira do mesmo grupo de convivência do Cras passense. Depois serão apresentadas experiências exitosas de municípios na aplicação das políticas voltadas às crianças e adolescentes. Na sequência serão realizadas as câmaras temáticas que abordarão os temas: promoção dos direitos da criança e do adolescente, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle social e efetivação de direitos e gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos e Crianças e Adolescentes.

Ao término das plenárias serão eleitas as propostas e os delegados estarão na etapa estadual da conferência a ser realizada na capital mineira. A previsão de encerramento da conferência é às 17 horas.

Os municípios participantes são: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Tomás de Aquino.

A conferência será realizada no Centro de Pastoral Cônego José Timóteo da Silva, localizado na rua Joaquim Piantino, número 150 no bairro São Benedito em Passos. O início será as 8 horas da manhã e todos os interessados podem participar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3521-9544.