AMEG publica edital de registro de preço para manutenção da Iluminação Pública

27/02/2024 - 13:45

Foi publicado no portal eletrônico da AMM - Associação Mineira de Municípios da última quarta-feira (21), a Ata de Registro de Preços para execução dos serviços de Manutenção Corretiva e Preventiva do Sistema de Iluminação Pública dos Municípios que integram o Consórcio AMEG.

"A contratação de uma empresa para manutenção da iluminação pública via AMEG, preenche uma lacuna que havia para os municípios garantirem o pleno funcionamento da iluminação pública. Como a licitação foi feita para atender a todos os municípios associados que tenham interesse, os valores ofertados pela vencedora ficaram bem mais acessíveis", explicou o presidente da AMEG e prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire.

Recentemente, os municípios que integram o Consórcio aderiram à ata de preços para substituição das lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio - que tem baixa eficiência e alto custo de manutenção - por lâmpadas de LED - mais eficientes e econômicas - com garantia de 5 anos de uso, porém em casos de defeito, a responsabilidade pela retirada das luminárias para encaminhamento à assistência técnica ficou a cargo da prefeitura o que vem dificultando a operação, já que além de retirar a luminária defeituosa, o município teria que prover a substituição temporária da luminária em reparo, além da manutenção das lâmpadas convencionais de vapor de sódio e de mercúrio que ainda não foram completamente substituídas.

Segundo explicou o presidente da entidade, Rafael Freire, com a contratação da empresa especializada, este problema fica superado. "O contrato prevê que a empresa disponibilizará luminárias de LED em substituição aos equipamentos que forem enviados à manutenção, fará a manutenção e substituição de lâmpadas tradicionais quando necessário e ainda fará a poda de galhos de árvores que coloquem em risco ou estejam obstruindo a rede aérea de distribuição de energia", disse.

A ata já encontra-se disponível para adesão dos municípios interessados e demonstra a importância do serviço de licitações ofertado pela AMEG aos municípios associados.