AMEG promove implantação do programa Líder em parceria com o SEBRAE-MG

20/05/2009 - 10:00

Aconteceu na noite da última terça-feira, 19 de maio, o lançamento do Programa Líder do Sebrae (Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa) de Minas Gerais. O evento aconteceu em Passos no Espaço Absoluto, e contou com a presença de representantes dos municípios filiados à AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande). Na oportunidade, foi apresentado o cronograma de trabalho da formulação do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Grande (CIMEG) em parceria com a própria Associação e ainda com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas de Minas Gerais (SEDRU) e Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG).

Durante o evento, foram apresentadas as normas e a necessidade da conclusão do Plano de Desenvolvimento Regional como ferramenta de definição de prioridades junto a SEDRU, que se fez representar pelo seu Diretor de Projetos Regionais, Felipe Ferreira, que destacou a importância desse instrumento como forma delinear as potencialidades e deficiências do Sudoeste Mineiro.

Em seguida, o presidente do Conselho Curador da FESP/UEMG, Fábio Kallas, falou do desenvolvimento deste trabalho e junto com o coordenador do projeto de elaboração do PDR, professor e arquiteto Mauro Ferreira que citou a elaboração de Planos Diretores em municípios filiados à Ameg que ainda não o possuem e revisão em São Sebastião do Paraíso e Ibiraci, sendo todos eles em consonância com o planejamento regional.

Os consultores do Sebrae Andrea Salerno e Ricardo Pinho explanaram especificamente sobre o programa Líder e a importância de sua implantação com o empenho e envolvimento de todos os municípios da região buscando alternativas para seus problemas e potencializar suas vocações e qualidades.

O evento contou com a participação de prefeitos, vereadores e secretários municipais dos municípios filiados a Ameg, além do Superintendente do Sebrae em Minas Gerais Afonso Maria Rocha.

O presidente da Ameg e Prefeito de São Sebastião do Paraíso destacou a importância da organização regional como forma de desenvolvimento e fortalecimento das demandas existentes. “Fica muito claro que as demandas hoje são muito parecidas em todos os municípios e outras são regionais, como a saúde. Hoje enxergamos claramente que precisamos organizarmos para que cada cidade possa ter uma especialidade e assim, a região toda seja atendida, identificando o papel de cada município e as estratégias para atingirmos os objetivos comuns, a serem definidos pela participação de nossa comunidade não só no programa Líder que hoje lançamos, mas também com efetiva participação na elaboração do nosso Plano de Desenvolvimento Regional. Acredito que estamos no caminho certo e todos sairemos ganhando com a melhoria da qualidade de vida de quem mora do Sudoeste Mineiro”, concluiu Zanin.

Programa Líder

O Programa Líder tem como objetivo mobilizar, qualificar e integrar as lideranças para o desenvolvimento regional e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando os setores público, privado e o terceiro setor na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios e organização da região.

O programa mobiliza, apoia e prepara lideranças para a efetivação das vocações econômicas locais, com ênfase nos pequenos negócios. Promove a integração e organização política para a formulação, implantação e gestão de iniciativas de interesse público e regional, estabelecendo demandas importantes para o Sudoeste de Minas Gerais e que possam ser elencadas, de acordo com a prioridade e necessidade.

O modelo foi aplicado com sucesso em outras regiões do Estado, como no Centro-Oeste, onde, desde sua implantação, a organização de demandas e estabelecimento de prioridades em setores públicos e a definição das vocações dos municípios possibilitou um salto na qualidade de vida dos seus moradores e um crescimento econômico considerável.

Em nossa região do Programa Líder é implantado pelo Sebrae/MG em parceria com a Ameg e terá reuniões mensais durante o período de seis meses para formação e definição do cenário a ser trabalhado pelos representantes dos municípios. O primeiro encontro foi marcado para os dias 9 e 10 de junho em local a ser confirmado.