Ameg elege nova diretoria e discute planejamento para 2016

15/01/2016 - 08:00

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG realizou nesta quinta-feira (14) sua 154ª Assembleia Geral Ordinária (AGO). Em pauta a eleição da nova diretoria e do conselho fiscal, além da prestação de contas de 2015 e aprovação do planejamento para o ano de 2016. O presidente atual, prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory foi reconduzido ao cargo para mais um ano de mandato e terá como 1ª vice-presidente a prefeita de Carmo do Rio Claro, Cida Vilela e como 2º vice-presidente o prefeito de Pratápolis, José Eneido Modesto.

Como membros do Conselho Fiscal foram indicados pelos prefeitos os seguintes vereadores: Titulares: Jane das Graças Silveira, de São João Batista do Glória, Flávio Calixto Simão, de Itaú de Minas, Edson Soares Domingos, de Pratápolis. Suplentes: Marcos Fontana Filho, de São Tomás de Aquino, Ana Paula Lacerda Nunes, de Capitólio.

Em sua fala, o presidente da AMEG, lembrou aos prefeitos que a situação financeira da AMEG é tão delicada quanto a dos municípios, apresentando as dificuldades enfrentadas em seu mandato, desde os atrasos de salários e pagamento de fornecedores ao corte de gastos e demissão de funcionários. “Devemos repensar o compromisso com a AMEG. A Associação é muito importante para a região, nossas ações políticas ganham força com seu apoio e o fechamento da associação não pode ser visto como uma possibilidade. A história de mais de 30 anos desse nosso mais legítimo fórum não pode ser perdida em nossas mãos”, comentou Dr. José Eduardo.

Foi apresentado aos presentes um projeto para estímulo da locação de equipamentos com revisão dos valores da hora/máquina para garantir a saúde financeira da Associação. “Nós estamos otimistas para o cenário econômico regional para este ano com aumento dos royalties e ICMS e ainda a possibilidade da aprovação da CPMF com redistribuição aos municípios”, revelou o presidente.

Dr. José Eduardo também colocou a possibilidade de parceria da AMEG e CEASA/MINAS para a conclusão do estudo da implantação de uma Central Regional de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros. A expectativa é de garantir a implantação da central regional ainda neste primeiro semestre.

Com relação aos Fóruns Regionais, o presidente diz que em função das dificuldades financeiras do Estado as ações propostas estarão sendo implementadas gradativamente. Lembrou ainda e agradeceu a proposta de emenda parlamentar do Deputado Estadual Emidinho Madeira, que alocou à AMEG recursos estaduais da ordem de R$ 18.920,00 para projeto de inseminação na região, para incentivo da pecuária leiteira.

Foi entregue aos presentes pela secretária executiva da AMEG, Nydia Rezende, o Relatório de Atividades 2015 destacando as ações, serviços e projetos executados no ano passado. Também foi apresentado pelo contador da AMEG, Antônio de Pádua Cardoso, a proposta orçamentária para o exercício de 2016, que, após discussão e análise foi aprovada pelos prefeitos presentes.