Ameg e Sebrae promovem oficina sobre elaboração de projetos

05/07/2017 - 10:00

Foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, em Passos, na última segunda-feira (03) a Oficina sobre Elaboração de Projetos. O evento foi uma promoção da AMEG e do Sebrae e contou com a participação de 25 representantes de dez municípios.

A oficina foi coordenada pelos facilitadores Francis Bossaert e Jennifer Rithele Pires de Souza, ambos com atuação no setor de projetos e captação de recursos do Sebrae/MG em Belo Horizonte.

O período da manhã foi dedicado a uma explanação sobre o que é captação de recursos, qual o ambiente atual para a captação e as políticas públicas e privadas para o financiamento de projetos do primeiro, segundo e terceiro setores. Também foram apresentadas algumas das particularidades envolvendo o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - MROSC, que definem de que forma o poder público, em todas as esferas, se relaciona com as entidades do terceiro setor.

Para Francis Bossaert, o MROSC ainda está envolto em muitas dúvidas tanto para os gestores municipais quanto para os gestores das entidades sem fins econômicos que fazem parcerias em projetos de interesse público. "É muito importante que os gestores fiquem atentos e se qualifiquem para que as parcerias sejam realizadas dentro dos novos parâmetros legais para que não se corra o risco de invalidação de convênios, perdas de repasses e até de responsabilização dos envolvidos", comenta.

Outro ponto destacado no período matutino foi a importância dos conselhos municipais, em especial por serem órgãos colegiados permanentes com função deliberativa. "Os conselhos municipais são uma das ferramentas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas no país e podem ser uma forma de potencializar a mobilização de recursos para os municípios", explica a facilitadora Jennifer de Souza.

O período da tarde foi mais dedicado a exercícios práticos visando a ação de prospecção de recursos através de editais, patrocínios, condicionantes impostas a empreendimentos, crowdfunding, Prêmios, campanhas de doações, leis de incentivo fiscal e emendas parlamentares. Os participantes também participaram da simulação de projetos de interesse público e suas possíveis fontes de financiamento.

Para a gestora municipal de convênios e contratos da Prefeitura de Capitólio, Lécia Neves, a oficina foi muito proveitosa. "Saímos do evento com a sensação de que a elaboração de projetos e a captação de recursos não é um exercício tão complicado", comentou ao final.

Para a analista do Sebrae/MG - Regional Centro Oeste/Sudoeste, Fabiana Rocha, este foi apenas a primeira parceria entre Ameg e Sebrae para o tema elaboração de projetos e captação de recursos. "Nesta primeira oficina, que já foi muito bem avaliada, focamos os agentes públicos municipais. Mas, já estamos agendados para o mês de agosto uma outra proposta com o mesmo tema e com foco nas entidades que atuam no Terceiro Setor", encerra Fabiana.