AMEG e Sebrae iniciam o programa Líder

18/12/2009 - 08:00

Iniciou-se na terça-feira, dia nove de junho, o Programa Líder do Sebrae (Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa) de Minas Gerais implantado na região em parceria com a AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande). O encontro teve duração de 12 horas, sendo realizado também no período da manhã na quarta-feira, dia dez.

O Programa Líder tem como objetivo mobilizar, qualificar e integrar as lideranças para o desenvolvimento regional e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando os setores público, privado e o terceiro setor na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios e organização da região.

O programa mobiliza, apoia e prepara lideranças para a efetivação das vocações econômicas locais, com ênfase nos pequenos negócios. Promove a integração e organização política para a formulação, implantação e gestão de iniciativas de interesse público e regional, estabelecendo demandas importantes para o Sudoeste de Minas Gerais e que possam ser elencadas, de acordo com a prioridade e necessidade.

O modelo foi aplicado com sucesso em outras regiões do Estado, como no Centro-Oeste, onde, desde sua implantação, a organização de demandas e estabelecimento de prioridades em setores públicos e a definição das vocações dos municípios possibilitou um salto na qualidade de vida dos seus moradores e um crescimento econômico considerável.

Em nossa região o Programa Líder realizará encontros mensais durante um período de seis meses para formação e definição do cenário a ser trabalhado pelos representantes dos municípios.

O presidente da Ameg e Prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, destacou a importância da organização regional como forma de desenvolvimento e fortalecimento das demandas existentes. “Fica muito claro que as demandas hoje são muito parecidas em todos os municípios e outras são regionais, como a saúde. Acredito que estamos construindo um caminho de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos moradores do Sudoeste de Minas Gerais, que através de um trabalho também da AMEG em parceria com o Governo do Estado estamos discutindo o Plano de Desenvolvimento Regional que, com certeza, complementará o trabalho iniciado junto ao Sebrae no programa Líder”, concluiu Zanin referindo-se ao planejamento integrado do Sudoeste Mineiro realizado pela Associação Microrregional em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas (SEDRU), através do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Grande (CIMEG).