Ameg e municípios promovem capacitação da Rede Socioassistencial

29/10/2014 - 10:00

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG e 17 municípios da microrregião promovem desde 24 de outubro a Capacitação da Rede Socioassistencial. O evento é realizado na sede da associação, em Passos, em quatro módulos e tem como objetivo principal capacitar agentes públicos tendo em vista a articulação, a efetivação e o fortalececimento das redes socioassistenciais dos municípios envolvendo equipe técnica e gestores. A previsão é que o último módulo seja executado no primeiro trimestre de 2015.

Conforme os organizadores a iniciativa partiu de uma demanda apresentada em um dos encontros da Câmara Técnica de Assistência Social da AMEG e contará com a participação de outras secretarias municipais como a de Saúde e Educação. Também participarão órgãos oficiais como o Ministério Público, Magistratura, Defensoria e entidades privadas que se dedicam ao trabalho de Assistência Social.

“A idéia da capacitação é uma forma de efetivar realmente a articulação entre todos os atores envolvidos na rede socioassistencial visando melhorar o trabalho oferecido para os usuários. Estão todos os atores envolvidos, destacando a rede pública de assistência social, Cras, Creas, Centro do Idoso, e também a rede privada que é composta pelas entidades assistenciais como o Lar São Vicente de Paula e outras instituições. Essa articulação, ou seja, esse diálogo entre eles só vem a contribuir para efetivar o trabalho da assistência social nos municípios”, explica a facilitadora do evento, consultora Letícia Siqueira Lemos.

Segundo a consultora a iniciativa de reunir vários municípios para a realização deste tipo de trabalho é inédita e deve facilitar o trabalho de integração do setor em cada localidade. “Essa idéia de trabalho em rede consta na legislação do país que rege o setor e é uma orientação. Só que os municípios tem tido muitas dificuldades de implementar toda essa legislação já que se exige uma mudança de cultura, uma mudança de concepção do trabalho da assistência social. Aí é realmente uma coisa inédita essa união de vários municípios de uma região para tentar mudar essa cultura, para tentar mudar essa concepção”, comenta.

Conforme a coordenação da Câmara Técnica de Assistência Social já há alguns exemplos de municípios que vem fazendo o trabalho de integração e solicitaram essa capacitação para melhorar a forma como eles atuam e há outros municípios que ainda estão tentando começar esse tipo de trabalho.

A assistente social Lívia de Souza Andrade atua no setor do Creas no município de São Sebastião do Paraíso e considera de extrema importância esse tipo de capacitação que visa à efetivação de direitos e a articulação da rede socioassistencial dos municípios. “O nosso município já vem desenvolvendo essas habilidades de articulação dentro da rede socioassistencial visando sempre à capacitação dos servidores e a aproximação sempre com membros de outros setores como do Ministério Público, Programa Saúde da Família, Saúde, Educação, buscando sempre essa proximidade das melhores relações” explica.

O primeiro módulo da capacitação contou com a participação de cerca de 80 pessoas e foi encerrado às 16h. O próximo encontro terá como público-alvo gestores e técnicos da Assistência Social e também do setor da Saúde e será realizado dia 14 de novembro na sede da AMEG.