AMEG credencia veterinários e clínicas veterinárias para castrar mais de 10 mil animais até dezembro/22

16/02/2022 - 18:05

Para ampliar o número de atendimentos realizados pelo Castramóvel, a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) está com edital aberto para credenciamento de veterinários parceiros na área de atuação do consórcio que engloba 22 municípios do sudoeste mineiro.

Segundo o presidente da AMEG, o prefeito da cidade de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo (PSD), “este projeto é importantíssimo para o controle populacional humanitário de cães e gatos na região e está sendo ampliado para atender os municípios com mais eficiência”, destacou. Castramóvel O projeto do Castramóvel teve início em setembro de 2018 com a doação de uma van tipo furgão, equipada para realização das cirurgias de castração adquirida através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Cássio Soares (PSD) no valor de R$ 240 mil reais. Em 2019, a AMEG providenciou a aquisição de medicamentos e demais insumos, além da contratação de um veterinário e, a partir de dezembro de 2019 deu início aos mutirões de castração percorrendo as cidades consorciadas. Até o momento, foram castrados na região cerca de 2.400 animais, indicados pelas ONG's de proteção e defesa dos animais e pelas prefeituras. Deste total, cerca de 180 animais foram castrados em clínicas veterinárias conveniadas ao projeto.

Ampliação do programa

Agora, já consolidado, o projeto Castramóvel da AMEG atinge um novo patamar. Com a destinação de recursos da ordem de R$ 600 mil reais via Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais, foram adquiridos materiais de consumo e medicação para realização de novos procedimentos e com outros R$ 600 mil viabilizados através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Oswaldo Lopes (PSD), será possível custear as castrações através de veterinários e clínicas veterinárias conveniados à AMEG. A estimativa é que com estes recursos sejam esterilizados ao todo, 10.718 animais entre cães e gatos até o fim do ano.

Desde o dia 08 de janeiro, o castramóvel está na cidade de Guapé, onde serão realizadas 510 esterilizações. Em seguida o veículo seguirá para a cidade de São Tomás de Aquino, onde estão programadas outras 195 castrações.

Mapa mostra quantidade de castrações previstas para cada município em 2022
  1.

Veterinários e Clínicas Credenciadas

As cidades de Pratápolis, Cássia, Piumhi e Itaú de Minas, já contam com veterinários e clínicas cadastradas para atuarem no castramóvel. Nos demais municípios, o credenciamento ainda está sendo feito. Em Pratápolis e Cássia, as castrações já estão acontecendo por intermédio das clínicas e veterinários conveniados. Os municípios de Itaú de Minas e Piumhi já estão cadastrando os animais e devem iniciar as castrações através dos parceiros nos próximos dias.

O processo de licitação 01/2022 para credenciamento dos veterinários e clínicas veterinárias continua aberto. Interessados em participar do programa podem conferir o edital clicando neste link.

Novo Castramóvel a caminho

Adquirido com recursos próprios, o presidente da AMEG, anunciou nesta segunda-feira (15), a previsão de chegada até a próxima sexta-feira (18), de um trailer que funcionará como unidade 2 do castramóvel. Segundo informações da empresa contratada para montagem do castramóvel 2, os últimos equipamentos já foram fixados e a transportadora já foi acionada para entregar o trailer na sede da AMEG em Passos, o que deve acontecer até a próxima sexta-feira (18). “Esta é mais uma conquista da AMEG para os municípios consorciados. Sabemos o quanto este tema é sensível e estamos dando a atenção que ele merece. O controle populacional dos animais é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos pets e ao mesmo tempo cuidar da saúde pública. Mas precisamos da conscientização das pessoas para adotar esses bichinhos que tanto nos fazem companhia e principalmente, não abandoná-los como se fossem descartáveis”, observou o prefeito Filipe Carielo, presidente da AMEG.