Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande
TELEFONE / WHATSAPP (35) 3521-9544 / (35) 3521-9544

Imprensa

AMEG IMPRENSA
VOLTAR

Ameg comemora 25 anos com homenagens

28/11/2009 - 11:00

          A Ameg – Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, comemorou, na última sexta-feira dia 27, os 25 anos de sua fundação com um evento realizado no Clube Passense de Natação, em Passos, para homenagear os ex-presidentes, funcionários e demais pessoas que contribuiriam para seu crescimento, e lanças projetos como o da construção da nova sede e do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), além de realizar a certificação dos participantes do programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae/MG (Serviço Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa) em parceria com a associação.
   

 

          A comemoração contou com presença de prefeitos das 17 cidades que integram a associação, vereadores e os deputados federais Carlos Melles (DEM) e Nárcio Rodrigues (PSDB) e os estaduais Antônio Carlos Arantes (PSC) e José Maia (PSDB). O evento teve início com a composição da mesa dos trabalhos com autoridades regionais e de Passos, sendo em seguida executado o Hino Nacional Brasileiro e um vídeo institucional contando a trajetória e os projetos desenvolvidos hoje pela diretoria da Ameg.
   

 

          O presidente da associação e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, fez a abertura da reunião destacando as presenças da noite e falando brevemente do trabalho realizado frente a entidade. Em seguida o anfitrião chefe do executivo da cidade de Passos, José Hernani da Silveira, falou da satisfação de receber a todos os presentes.
   

 

          Logo após, foi certificada a participação de 29 pessoas que participaram do Programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae/MG em parceria com a Ameg visando formar lideranças regionais capazes de promover o desenvolvimento do Sudoeste Mineiro com a execução de planos e propostas formuladas através de um trabalho de organização de demandas, partindo da análise de carências e potencialidades da região. A entrega foi realizada pela equipe de consultores da entidade promotora do curso.
   

 

          Na sequencia foi entregue a “Medalha Ameg do Mérito Regional” aos prefeitos que dirigiram a entidade desde a sua fundação, sendo que todos foram agraciados e alguns representados por filhos ou parentes a receberam.

 

          Foram os homenageados os ex-presidentes:

  • Cóssimo Baltazar de Freitas (Passos – gestões 1985/1986),
  • Jairo Queiroz (Fortaleza de Minas – gestão 1987),
  • Ênio de Almeida Neto (Pratápolis – gestão 1988),
  • José Heitor de Oliveira (São João Batista do Glória – gestão 1989),
  • Francisco Antônio Novelli de Souza (Pratápolis – gestão 1990),
  • Alberto Kirchner de Andrade (Itaú de Minas – gestão 1991),
  • José Dalton Barbosa (Guapé – gestões 1992/1998/2000),
  • José Hernani da Silveira (Passos – gestões 1993/2001),
  • Clézio Antônio Alves (Itaú de Minas – gestão 1994),
  • Maria Aparecida Hermógenes de Freitas (Ibiraci – gestão 1995),
  • José Romualdo Fialho Cronemberger (Carmo do Rio Claro – gestão 1996),
  • Ângelo Leite Pereira (Carmo do Rio Claro – gestão 1997),
  • Pedro Luiz Ceriza Filho (São Sebastião do Paraíso – gestão 1999),
  • Nelson Jorge Maia (Passos – gestão 2000),
  • João Batista Soares (Piumhi – gestão 2000),
  • Douglas Antônio Machado (Cássia – gestão 2002),
  • Roneido Teófilo de Carvalho (São Tomás de Aquino – gestão 2004),
  • José Roberto de Almeida (Itaú de Minas – gestão 2004),
  • Norival Francisco de Lima (Itaú de Minas – gestão 2005),
  • Ataíde Vilela (Passos – gestão 2006), Ismael Silva Cândido (Ibiraci – gestão 2007) e
  • Juracy Melo de Rezende (Capitólio – gestão 2008).

 

          Receberam a homenagem também os prefeitos fundadores Alberto Gonçalves Freire, Fernando José Pinto, José Gonçalves Machado, Gilberto de Moura Godinho, José Evangelista Gomes e Agostinho Carlos da Silva.

 

          Ainda foram lembrados o ex-secretário executivo da associação Antônio Carlos Mazilli e o primeiro funcionário da Ameg Nilton Tadeu de Vasconcelos Valadão.
   

 

          O vice-prefeito de Passos e um dos fundadores da associação, Cóssimo Baltazar de Freitas, foi o orador da noite. Falando em nome dos homenageados, ele lembrou do crescimento e dos passos dados rumo a sua consolidação. “Devagar a Ameg foi ganhando espaço e a credibilidade dos municípios. O associativismo é a única saída para o crescimento, principalmente, para os pequenos municípios que passam a ter voz e vez diante dos governos”, destacou.
   

 

          Falando em nome dos parlamentares presentes à mesa, o deputado federal Carlos Melles começou seu discursos lembrando nomes de representantes da região na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Falou dos desafios dos municípios e da importância da representatividade regional nas esferas de governo. Mais uma vez destacou o trabalho em prol da conclusão da rodovia BR 146, lembrando do trabalho realizado em prol da pavimentação de estradas na região, enfatizando que São Pedro da União terá ligação asfáltica com Nova Resende através do programa Link Faltante do Governo do Estado de Minas Gerais. “Não teremos mais nenhuma cidade sem ligação por asfalto e o compromisso mais uma vez em torno da BR 146. Os projetos estão quase prontos e vamos concluir a ligação de Guaxupé a Passos, passando por São Pedro da União e Bom Jesus da Penha, até sairmos no Triângulo Mineiro”, concluiu Melles.
   

 

          No encerramento da reunião, o presidente da Ameg, Mauro Zanin, lembrou do trabalho realizado para a realização do programa Líder, do curso de Pós Graduação em Gestão Pública promovido em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do Plano de Desenvolvimento Regional – PDR. Segundo Zanin, esse será o instrumento norteador das ações a serem desenvolvidas na região de abrangência da associação, identificando as carências a serem resolvidas e as potencialidades a serem trabalhadas. “Temos a partir de agora uma pauta organizada e os nossos representantes poderão ver quais são as demandas e como poderão beneficiar a região através do trabalho realizado. É um instrumento regional de promoção do desenvolvimento integrado, contemplando as dimensões econômica, ambiental, social e institucional. Acredito que teremos um belo instrumento a ser utilizado pela região”, analisou o presidente, lembrando que o trabalho foi realizado a partir da constituição do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Grande (Cimeg) em convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais (Sedru) e desenvolvido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp/Uemg) em parceria com o Núcleo de Pesquisa da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Nutau/Usp).
   

 

          Mauro ainda lembrou da nova sede, a ser construída em um terreno doado pela prefeitura de Passos, o projeto está pronto e deve ser iniciado em breve. A obra só será possível pela destinação de R$ 800 mil pelo Governo de Minas Gerais para a associação, que serão utilizados, além da obra, na modernização da mesma. “Queremos que a Ameg seja cada vez mais, a referência para grande decisões regionais”, concluiu Zanin.
   

 

          O evento contou, ao seu final, com a apresentação do grupo “Sambô”, de Ribeirão Preto, que transformou o evento em uma roda de samba, com um variado repertório e muita animação.


 

VOLTAR
COMPARTILHE
ACOMPANHE-NOS
AMEG

Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

ENTRE EM CONTATO
Rua Benedita da Silveira Maia nº 144
Passos - MG - CEP: 37.903-660
(35) 3521-9544
(35) 3521-9544 ameg@ameg.org.br
AMEG © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.