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Ameg comemora 25 anos

26/11/2009 - 10:00

          Em uma solenidade a ser realizada nesta sexta-feira, 27, no Clube Passense de Natação, em Passos, a Ameg, Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, comemora 25 anos de sua fundação.
   

 

          O evento contará com a participação dos prefeitos e vereadores dos municípios da área de abrangência da associação, bem como dos seus ex presidentes. Ainda foram convidados deputados federais e estaduais representantes da região, bem como secretários de estado e demais membros do Governo de Minas Gerais.
   

 

          Na oportunidade serão lançados os projetos de construção da nova sede da Ameg em área doada pela Prefeitura de Passos, e o Plano de Desenvolvimento Regional – PDR, que busca a organização do Sudoeste Mineiro para o seu crescimento ordenado e a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. Também serão entregues os certificados do Programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae/MG (Serviço Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa) que capacitou agentes regionais para exercer liderança frente aos projetos a serem realizados.
   

 

          A solenidade terá seu ponto alto na instituição da “Medalha Ameg do Mérito Regional” que reconhecerá o trabalho de todos aqueles que se dedicam à região. Nesta noite serão homenageados todos os ex presidentes da associação.
   

 

          Segundo o presidente da Ameg e Prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, a intenção é a confraternização com entre os municípios da região e o reconhecimento da instituição como promotora do desenvolvimento regional. “A Ameg tem uma história de serviços prestados à região. São vinte e cinco anos de muito trabalho. Hoje buscamos referenciar a associação como a promotora do ordenamento e organização da região de sua área de abrangência com a definição clara das suas necessidades e potencialidades, sempre procurando envolver os poderes e as forças institucionais vivas da região. Vamos comemorar a data com a certeza de uma ficha de trabalho extensa em prol da região mas com o desafio de promovermos o desenvolvimento integrado do Sudoeste Mineiro”, concluiu Zanin.

 

A Ameg

   

          Criada em 30/11/1984, com instalação oficial e posse da 1ª Diretoria, do Conselho Fiscal e do Secretário Executivo em 22/3/1985, a AMEG – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO MÉDIO RIO GRANDE é uma entidade civil de duração indeterminada, que surgiu como outras 37 Associações Microrregionais no Estado, como alternativa às ações isoladas de cada município frente a problemas e interesses comuns. Seu objetivo maior é o fortalecimento do poder municipal dos 17 municípios que a compõe, ampliando sua capacidade administrativa, econômica e social, prestando-lhes assistência técnica e promovendo o estabelecimento de cooperação intermunicipal e intergovernamental, através de uma ação integrada de seus executivos com os órgãos estaduais, federais e instituições privadas.
   

 

          A partir de 1986, recebeu do Governo do Estado em regime de comodato, 1 Patrulha Motomecanizada composta de: 2 motoniveladoras, 1 trator de esteira e uma retroescavadeira, complementando nos anos posteriores com 2 tratores agrícolas e mais 1 motoniveladora; em 2007, adquiriu com recursos próprios uma retroescavadeira, que ao longo do tempo vem prestando aos municípios serviços diversos, como terraplanagem de estradas, abertura de redes de água e esgoto, extração de cascalho, aração e gradiação de terras a pequenos produtores, dentre outros. Possui Departamento Administrativo, composto de Secretaria Executiva; Secretaria Administrativa, 2 Auxiliares; Departamento Juridico ; Departamento de Patrulha, composto por 1 funcionario responsável pela manutenção da patrulha e 06 operadores de maquina; Departamento de Engenharia, composto por 1 engenheiro, 1 topógrafo e 1 desenhista, que apresenta em seu currículo a execução, assessoramento e acompanhamento de numerosos serviços, sendo eles: levantamentos topográficos, plantas, elaboração de projetos diversos, tais como: de praças, campos de futebol, escolas, creches, hospitais, pontes, casas populares, urbanização, serviços de copias heliográficas, assessoria ambiental, elaboração de processos para financiamentos junto aos órgão públicos, etc.
   

 

          Também presta serviços aos municípios filiados, organizando seminários e treinamentos para os servidores municipais das prefeituras e câmaras, nas diversas áreas: contábil, educacional, assistência social, administrativa, etc. Envia legislações atualizadas e informações diversas de assuntos que interessam aos municípios em diversas áreas.
   

 

          Os Municípios filiados que a compõe são: Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São Jose da Barra, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

 

Atuação

 

          A associação está ampliando a participação e atuação na sua área de abrangência. Identificando a necessidade da elaboração de planos diretores dos municípios que não o possuíam e também da revisão das cidades que possuem, foi firmado um convênio junto ao Governo do Estado de Minas Gerais através da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Para isso, foi constituído o CIMEG – Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Grande, que teve por objetivo a realização desse trabalho.Para tanto foi contratada a Fundação de Ensino Superior de Passos, Fesp/Uemg, que contou com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP.

 

          Também foi identificada a necessidade da elaboração de um plano regional que orientasse as ações a serem realizadas no Sudoeste Mineiro. Foi então desenvolvido o Plano de Desenvolvimento Regional – PDR, que leva em consideração a realidade atual e as expectativas para a definição dos objetivos a serem atingidos. Composto a partir da formulação de opções estratégicas, com a seleção de ações convergentes e articuladas, buscando permitir que os objetivos e as metas estabelecidas sejam atingidos. Por isso, programas prioritários sintetizam de forma consistente e integradora os processos e define ações por dimensão, para enfrentar os problemas e explorar as potencialidades econômicas, socioculturais, ambientais, tecnológicas e político-institucionais.

 

          Outras iniciativas neste sentido foram desenvolvidas. Uma delas foi o Programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae, Serviço Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa de Minas Gerais em parceria com a Ameg. O objetivo é formar líderes, em diversos segmentos, que potencializem o desenvolvimento regional integrado, estabelecendo as principais demandas do Sudoeste de Minas Gerais elencadas de acordo com a prioridade e necessidade. Integrado com o PDR, busca a definição clara das necessidades e potencialidades do Sudoeste Mineiro.

 

          Para que as ações definidas nesses programas possam ser implementadas, algumas ações são desenvolvidas em paralelo, como o curso de pós graduação em Gestão Pública desenvolvido em parceria com o Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.    

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Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

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