AMEG busca parceria com Furnas para regularizar imóveis na bacia de Peixoto
A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) participou da nona edição do encontro AMM nas Micros, realizada nesta quarta-feira (31), com os municípios da microrregião da (ALAGO) no município de Alfenas.
Representando a AMEG, estiveram presentes os prefeitos Nelson Alves Lara, do município de Guapé, Geovanio Macedo, de Pimenta, Nirlei Cristiani da cidade de Ilicínea, além da vice-prefeita de Capitólio, ngela Maria dos Santos Leite.
O principal assunto em pauta foi a proteção Ambiental e Urbanística em Furnas, parceria: Ministério Público e Municípios.
O encontro foi organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) em parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Lago de Furnas (CIMLAGO), do Consórcio Regional de Saneamento Básico (CONSANE), do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Além do presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius e do procurador-geral de justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior, cerca de 15 prefeitos além de vereadores, autoridades e lideranças da região participaram do encontro que teve como ponto alto a assinatura da “Carta de Alfenas”.
Por meio do documento, assinado pela AMM, ALAGO e o MPMG, seus signatários se comprometeram, observadas suas competências e expertises, a atuarem em defesa, promoção e valorização do Lago de Furnas. Na carta, foram eleitos quatro temas de maior relevância: regularização das intervenções no entorno do reservatório, garantia dos usos múltiplos (cota 762), qualidade da água e poluição hídrica pelo lançamento de esgoto não tratado e licenciamento ambiental.
O objetivo da AMEG em participar do encontro foi firmar um protocolo com Furnas Centrais Elétricas para regularização dos imóveis localizados na bacia do Lago de Peixoto, que engloba por exemplo o porto Velho de Passos entre outras localidades até a cidade de Ibiraci na divisa com o Estado de São Paulo. A sinalização foi positiva para que a AMEG possa participar desse processo.
Segundo o presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, o encontro foi positivo. “Eu tenho certeza que a partir desta carta poderemos avançar no desenvolvimento econômico dos municípios atingidos por Furnas, aliando ainda a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente”, destacou.
Por sua vez, o procurador-geral Jarbas Soares Júnior destacou que é preciso trabalhar em conjunto para a resolução de problemas que afetam os entes federados. “ Porque quando o Estado, a União, os municípios e o Ministério Público trabalham cada um de uma forma, a própria população estranha e não se sente confortável com ações desordenadas. Então, nós precisamos ter um caminho e tratar, sobretudo, a questão dos esgotos, que é uma consequência grave. Não adianta levar energia, fazer a evasão para o escoamento e deixar a população que foi atingida, que perdeu terras férteis, que perdeu a população, que perde sua história sem a compensação mínima razoável”, disse.
Evento em Divinópolis
A próxima edição do AMM nas Micros programada será no dia 6 de junho, às 8 horas, em Divinópolis, em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI).
Com informações do Portal AMM