Câmara Técnica de Saúde da AMEG capacita gestores sobre gestão financeira e prestação de contas
Na manhã desta quarta-feira (26), a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) promoveu sua primeira Câmara Técnica de Saúde de 2025 na sede da associação em Passos. O evento reuniu 24 representantes de 12 municípios consorciados para uma capacitação voltada à gestão de recursos financeiros na saúde pública.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente da AMEG e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, que cumprimentou os participantes e destacou a importância da qualificação e capacitação constante dos servidores públicos. “A boa gestão dos recursos na área da saúde é fundamental. Então, saber como apresentar os projetos e ter uma prestação de contas eficiente é fundamental para o bom andamento da pasta e é isso que a Câmara Técnica de Saúde da AMEG, assim como as demais câmaras temáticas se propõe a fazer, ao convidar especialistas no assunto para capacitar os colaboradores municipais”, concluiu.
O treinamento foi conduzido pelos especialistas João Jacinto e Tales Bittar, sócios-fundadores da IG2P – Inteligência em Gestão de Políticas Públicas. João Jacinto é advogado, especialista em Direito do Agronegócio e membro da Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação de Franca/SP, e Tales Bittar é formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP, pós-graduado em Economia Urbana e Gestão Pública e possui ampla experiência na administração pública, atuando em diversas secretarias e órgãos do governo.
Durante a capacitação, os palestrantes abordaram temas estratégicos para a administração municipal, como a gestão de recursos financeiros e contas bancárias, a prestação de contas via SEI e os bloqueios judiciais de recursos. O conteúdo foi direcionado a gestores e profissionais da saúde, secretários municipais, técnicos responsáveis pela administração financeira, controladores municipais e equipes de prestação de contas.
O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Alpinópolis, Capitólio, Claraval, Cássia, Fortaleza de Minas, Passos, Pratápolis, Bom Jesus da Penha e Itaú de Minas.
A realização da Câmara Técnica de Saúde visa garantir o uso eficiente dos recursos financeiros, fortalecer o planejamento, assegurar maior transparência na administração da saúde nos municípios consorciados, bem como a troca de experiências entre os gestores municipais.